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Baixa Renda, Cultura Popular, Educação Popular

Autor(a):

Féres, Luiza Grieco

Orientador(a):

Miranda, Maria Eliza

Ano de publicação:

2018

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Palavras-chave do autor:

adolescência; cultura ; educação; território

Resumo:

Este trabalho busca verificar as relações entre educação e cultura, por intermédio da narrativa de adolescentes sobre suas rotinas de vida no território da cidade onde vivem, incluindo aspectos da vida familiar, social e cultural, relação com a tecnologia, continuidade de estudos e projeção para o futuro profissional. Para isso, fizemos o georreferenciamento das três escolas onde estudam os adolescentes participantes da pesquisa, para examinar a presença de espaços de cultura acessíveis aos alunos, que possam proporcionar a eles atividades culturais fora da escola e contribuir para que tenham uma percepção de si mesmos e do mundo mais complexa. Na metodologia de análise que experimentamos neste trabalho, não há como estabelecer uma relação de determinação entre a quantidade de espaços de cultura de cada contexto urbano e a diversidade de atividades culturais relatadas pelos adolescentes envolvidos neste estudo; nem entre essas atividades e a renda, escolarização, profissão ou presença dos pais em casa. Cada contexto geográfico-cultural apresenta um potencial enorme em relação à vida cultural destes adolescentes, do ponto de vista das dinâmicas modernas expressas no território. Entretanto, a maioria dos adolescentes participantes da pesquisa não está sendo estimulada a ter vivências culturais diversificadas, sendo que o potencial de cada contexto urbano pode ser alavancado, se educação e cultura não forem pensadas de modo apartado, e se as instituições educacionais assumirem sua função cultural num mundo cada vez mais conectado e informatizado.