Pós-Graduação
Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Área de concentração:
História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo
Departamento:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Docente(s) responsável(is):
Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro, , Nilce Cristina Aravecchia Botas, , Rodrigo Cristiano Queiroz
Objetivos:
Pretende-se realizar abordagem histórica sobre a ideia de América Latina como construção cultural, que se estrutura de diversas maneiras a partir de contextos específicos e de sentidos que lhe são imputados. Propõe-se uma reflexão transversal que envolva distintas áreas do conhecimento. Com enfoque nas existências e nas representações culturais, urbanas e arquitetônicas, o curso buscará reunir referências teóricas e metodológicas para pensar as relações entre as distintas ideias de América Latina e de mundo globalizado, desde o início do século XX até o presente.
Justificativa:
Muitas reflexões acadêmicas sobre arquitetura e cidade no Brasil deram prioridade aos referenciais europeus. Mais recentemente algumas abordagens vêm trabalhando as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, a partir de personagens e de instituições, para construir novas interpretações sobre os ideários arquitetônicos e urbanísticos brasileiros. No que diz respeito à América Latina, o debate acadêmico de arquitetura e urbanismo no Brasil pautou-se mais na necessidade de criar distinções do que aproximações. As transformações da última década fizeram com que o interesse pela ideia de América Latina se renovasse, sobretudo porque as integrações econômicas e políticas de blocos geográficos apresentam-se como possibilidade, e porque a movimentação de pessoas e de ideias torna-se cada vez mais rápida e menos dependente de instituições mais consagradas, considerando-se ainda as facilidades da comunicação digital. Esta disciplina propõe trazer para a área de concentração de teoria e história da pós-graduação da FAU USP, um debate sobre a construção social do conceito de América Latina de um ponto de vista transversal, que aborde bibliografia de cultura, economia e ciências sociais. Pretende-se assim contribuir para a reflexão sobre a formação social, cultural, arquitetônica e urbana do Brasil em relação à América Latina, e da América Latina em relação ao mundo globalizado, para colocar as transformações contemporâneas em perspectiva histórica.
Programa:
1. América, Américas e América Latina como construções intelectuais. 2. Estado e Vanguardas na América Latina no século XX. 3. América Latina no Segundo Pós-Guerra: cultura, arquitetura e cidade; política e economia; ideias, atores e instituições. 4. América Latina, Mundo Ocidental e Mundo Globalizado: identidade, fragmentação, violência, marginalidade e paisagem urbana.