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Vulnerabilidade

Autor(a):

Amiralian, Maria Lúcia Toledo Moraes

Ano de publicação:

2012

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

doenças; brinquedos; adolescência; infância; jogos

Palavras-chave do autor:

adolescência infância jogos e brinquedos suscetibilidade a doenças

Resumo:

Este artigo tem por objetivo relatar uma intervenção baseada no referencial da teoria winnicottiana, em uma brinquedoteca comunitária que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Seguiu-se a metodologia da pesquisa-ação, cuja estratégia consistiu em supervisão de estagiários e brinquedistas, coleta de dados por documentos, relatos e narrativas de moradores, pesquisa bibliográfica e intervenção na brinquedoteca. Como resultado avaliou-se que as relações que se estabeleceram, baseadas na confiabilidade, fidedignidade e constância das ações, proveram as crianças e adolescentes de um ambiente humano que permitiu o brincar espontâneo e criativo, tornando-os menos vulneráveis frente aos desafios encontrados. A intervenção baseada nos pressupostos da teoria winnicottiana possibilitou ampliar o trabalho para além das relações individuais e fortalecer as práticas coletivas, criando estratégias de composição entre o campo da saúde e do social.

ABNT:

AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo Moraes. Cuidados com a infância e a adolescência por meio de brinquedoteca comunitária. Estudos de Psicologia (Campinas), São Paulo, v. 29(Supl.), p. 769-777, 2012. DOI: 10.1590/s0103-166x2012000500013.