Dissertação (Mestrado)
Criança e a linguagem escrita: teoria e prática da alfabetização numa perspectiva psicogenética
Autor(a):
Rosa, Iara Sanches
Orientador(a):
Maluf, Maria Regina
Ano de publicação:
1991
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
aprendizagem; leitura; escrita
Resumo:
Demonstra, adotando o enfoque construtivista-interacionista, a importância da reflexão do professor sobre sua pratica como fator imprescindível para eficácia da aprendizagem da leitura e escrita. Os sujeitos são 29 alunos da primeira série do primeiro grau, com 7 anos completos, de ambos os sexos, moradores da periferia da cidade de São Paulo, sendo a professora a pesquisadora. Desenvolve um programa não tradicional de alfabetização com entrevistas individuais para avaliar os níveis de conceituação de escrita das crianças e, analisando os registros do diário de classe, observa os avanços de cada criança para levantar hipóteses sobre situações e atividades que contribuam para esses avanços e criem situações de aprendizagem favorecedoras. Conclui que as crianças das classes de baixa renda são bem sucedidas na alfabetização desde que tenham contato com a língua escrita em situações funcionais de linguagem; o conhecimento do processo de aprendizagem individual e o registro diário do trabalho em sala de aula permitem uma reflexão sobre a pratica, indispensável ao professor.
ABNT:
ROSA, Iara Sanches; MALUF, Maria Regina. Criança e a linguagem escrita: teoria e prática da alfabetização numa perspectiva psicogenética 1991.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.