Pobreza Urbana

Cunha, Rosangela Maria

Lemos, Amália Inês Geraiges de

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

pobreza (sociologia); geografia urbana; geografia humana; geografia; uso do solo

Dissertar hoje, sobre o fenômeno cortiço num bairro de classe abastada da cidade, quando o mundo sorri abertamente para o neoliberalismo e torce o nariz para o marxismo, e de certa forma um tema no mínimo delicado. A confusão está lançada, pior para nós, meros estudantes em busca do conhecimento, busca que acaba por nos trazer a intranquilidade das contradições que prima por obscurecer o nosso entendimento da realidade dos fatos. No entanto, e só através dessa dialética que percebemos a riqueza que só e possível dentro de uma postura crítica frente aos acontecimentos históricos do passado ou do presente, do qual temos o privilégio de ser parte integrante, ainda que apenas como meros expectadores ávidos de respostas e possíveis soluções e que acabamos inevitavelmente sempre por adquirir mais perguntas, num círculo sem fim. Contudo, e só assim, que entendemos a construção plena do conhecimento através da elaboração coerente do pensamento crítico, que consegue assim obter resultados ainda que não sejam a conclusão de todos os questionamentos, respostas para todos os problemas suscitados, mas sem dúvida e o caminho certo na busca concreta na formação intelectual da qual seguimos trilhando, enfrentando nesse trajeto a experiência mais completa que temos obtido em todos esses anos de estudo.

CUNHA, Rosangela Maria; LEMOS, Amália Inês Geraiges de. Cortiço: ilha de pobreza cercada de conforto - estudo do fenômeno no bairro da Vila Mariana (mun. De São Paulo). 1992.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.