Dissertação (Mestrado)
Convivendo com Lúcia: um estudo do sentido de self de uma professora de escola pública
Autor(a):
Germano Junior, Arialdo
Orientador(a):
Safra, Gilberto
Ano de publicação:
2003
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
espaço potencial; educação; professores
Resumo:
Este trabalho teve como objetivo investigar os estados de self de uma professora em uma escola pública de ensino fundamental na periferia da cidade. O trabalho apresenta minhas reflexões apoiadas em meu diário de campo e em duas entrevistas. Utilizei como autores de referência Donald Winnicott, Simone Weil e Hanna Arendt. O método de investigação foi o de trabalho de campo orientado pelo conceito de espaço potencial, em que o pesquisador é participante da condição de pesquisa. Observei a importância da dissociação e do desenraizamento na perda do gesto criativo e no sofrimento de self.
ABNT:
GERMANO JUNIOR, Arialdo; SAFRA, Gilberto. Convivendo com Lúcia: um estudo do sentido de self de uma professora de escola pública. 2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.