ACESSAR O MATERIAL TAGS

Ação Afirmativa

Autor(a):

Dominguez, Celi Rodrigues Chaves;Viviani, Luciana Maria;Cazetta, Valéria;Guridi, Verónica Marcela;Bonardo, Josely Cubero;Faht, Elen Cristina;Pioker, Fabiana Curtopiassi

Autor(a) USP:

Dominguez, Celi Rodrigues Chaves;Viviani, Luciana Maria;Cazetta, Valéria;Guridi, Verónica Marcela

Ano de publicação:

2011

Unidade USP:

Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Nome do evento:

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC

Assuntos:

formação de professores; ciência

Palavras-chave do autor:

formação de professores de ciências, estágio curricular supervisionado, identidade docente

Resumo:

Apresentamos neste trabalho parte de uma investigação mais ampla, cujo objetivo principal é pesquisar de que maneira se configura e se constrói a identidade docente de um grupo de futuros professores de Ciências. O estudo foi desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), na disciplina de Orientação de Estágios Obrigatórios, com 39 estudantes. Os dados foram coletados por meio da escrita de narrativas acerca da escolha do curso e da docência. A análise de conteúdo possibilitou-nos verificar a diversidade de caminhos identitários percorridos por eles, associados especialmente aos fatores: características do curso, modelos de experiências docentes, papel transformador do professor e a afinidade por conhecimentos das áreas de ciências da natureza e/ou da educação. Isso nos levou a pensar em ações afirmativas que possibilitem buscar na docência um projeto de vida.

ABNT:

DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves; VIVIANI, Luciana Maria; CAZETTA, Valéria;et al. Construindo identidades no curso de licenciatura em ciências da natureza da EACH/USP. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC, 2011.Disponível em:http://adaltech.com.br/testes/abrapec/resumos/R1303-1.pdf>.