Baixa Renda

Abiko, Alex Kenya

Escola Politécnica [EP]

habitação comunitária; autoconstrução; mutirão

O trabalho aborda uma alternativa para provimento de habitação para populações de baixa renda, que é a baseada na construção habitacional por ajuda-mútua ou mutirão. São abordados aspectos de caracterização geral, gerenciamento das obras e custos dos empreendimentos. Os empreendimentos analisados referem-se a programas implementados durante a década de 80 por prefeituras e agentes estaduais e federais, e também experiências em andamento no município de São Paulo, com mutirões geridos por associações comunitárias. Conclui-se pela importância dessa alternativa dentro do contexto da política habitacional brasileira e pela necessidade de continuidade e expansão da mesma, porém em bases conceituais e metodológicas mais sistematizadas, para as quais esse trabalho visa oferecer algumas contribuições.

CARDOSO, Luiz Reynaldo de Azevedo; ABIKO, Alex Kenya. Construção habitacional por mutirão: caracterização, gerenciamento e custos 1993.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.