Dissertação (Mestrado)
Construção do conhecimento: investigação do cotidiano escolar e familiar em crianças de segunda série em uma escola estadual
Autor(a):
Rocha, Janete Aparecida
Orientador(a):
Baumel, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho
Ano de publicação:
1994
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
ensino público; ensino e aprendizagem
Resumo:
O presente estudo procurou identificar aspectos importantes da dinâmica vivida no interior da escola na região de Santo André, sp, focalizando as atenções para uma classe do ciclo básico, acompanhando-se a vida escolar e a familiar de 15 sujeitos, com observações sobre condições especificas em que se da o conhecimento, incluindo as percepções da pratica pedagógica de uma professora. Utilizou-se de técnicas da abordagem qualitativa - do tipo etnográfico - que permitiu a analise de fenômenos vividos cotidianamente no interior da escola e da família através de uma relação dinâmica. Foram considerados relevantes alguns aspectos como: maior atenção a formação dos professores, especialmente os que trabalham em escolas de periferia a fim de que possam modificar sua crença frente ao aluno considerado incapaz, optando por praticas educativas mais democráticas; conhecimento prévio da realidade do aluno em particular e da clientela como um todo nos aspectos físicos, sociais, afetivos e cognitivos, traçando um perfil da comunidade local, a partir do qual a escola estabeleça uma meta de trabalho, onde o planejamento pedagógico de cada professor esteja voltado para a vivencia dos alunos.
ABNT:
ROCHA, Janete Aparecida; BAUMEL, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho. Construção do conhecimento: investigação do cotidiano escolar e familiar em crianças de segunda série em uma escola estadual. 1994.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.