Dissertação (Mestrado)
Considerações sobre um campo conceitual comum entre a formação básica escolar, projeto e as tecnologias digitais de modelagem e fabricação
Autor(a):
Angelo, Alex Garcia Smith
Orientador(a):
Fonseca de Campos, Paulo Eduardo
Ano de publicação:
2015
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Assuntos:
design; crianças em idade escolar; cad/cam; processos cognitivos; eletrônica digital (modelagem; fabricação); linguagem
Palavras-chave do autor:
CAD/CAM;crianças em idade escolar;design;formação básica escolar;habilidades mentais;linguagem;processos cognitivos eletrônica digital (modelagem fabricação)
Resumo:
Produto de uma pesquisa teórica e empírica, esta dissertação aborda um campo conceitual comum entre a área de projeto pertencente à arquitetura e ao design, a formação escolar básica e as tecnologias digitais de modelagem e fabricação. Tal temática pauta-se na contemporaneidade, na medida em que se inserem novos meios de apoio ao ensino e aprendizado na formação escolar básica. Desse modo, o computador até então utilizado como processador de texto e imagens, alia-se à modelagem, à fabricação digital e à comunicação em rede. Como abordado nessa dissertação, o termo "design" é empregado com distintos enfoques no campo da formação escolar básica, o primeiro deles de caráter mais vinculado ao campo das artes, enquanto o segundo insere-se no campo das tecnologias de fabricação e no estudo da cultura material da sociedade contemporânea. Tendo em vista o campo comum dessas ações permeando as áreas de projeto, formação básica escolar e tecnologias digitais, esta investigação considera a partir uma base teórica, um grupo de dezoito pontos de convergência que subsidiou os trabalhos de campo. Esses trabalhos foram estruturados a partir de quatro tipos de oficinas realizadas na periferia da cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, organizadas em um ambiente de livre acesso e que foram detalhadas nesse trabalho. Essa formulação teórico-prática visa traçar considerações acerca do campo comum estudado em que, tecnologias digitais de modelagem e fabricação têm auxiliado no desenvolvimento de linguagens e habilidades mentais em um público inserido na formação escolar básica. Pretende-se assim avançar no debate sobre a formação do indivíduo na atualidade.
ABNT:
ANGELO, Alex Garcia Smith; FONSECA DE CAMPOS, Paulo Eduardo. Considerações sobre um campo conceitual comum entre a formação básica escolar, projeto e as tecnologias digitais de modelagem e fabricação. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-07032016-155459/pt-br.php >.