Dissertação (Mestrado)
Confrontos no ensino: um estudo psicossocial em situações concretas
Autor(a):
Koyama, Mario Augusto Ferreira
Orientador(a):
Guirado, Marlene
Ano de publicação:
1995
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
pobreza (sociologia); violência (sociologia); evasão escolar; ensino e aprendizagem
Resumo:
Analisa o cotidiano escolar de duas escolas: uma escola pública noturna, de periferia, num bairro pobre da cidade de São Paulo, e uma escola particular, de classe média alta, com alto nível de ensino. Prioriza o estudo detalhado da primeira, onde delimita e avalia em que medida as condições de vida e de trabalho, de alunos e professores, repercutem na qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido. Os dados obtidos da escola particular servem para efetuar alguns contrapontos e comparações. Utiliza: a teoria do cotidiano e o paradigma das estruturas objetivas, de Agnes Heller; as técnicas etnográficas da pesquisa participante, de Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta; e uma leitura e escuta psicanalíticas embasadas sobretudo na escola francesa. Constata uma inversão na relação de poder professor-aluno na escola publica, ficando o campo normativo configurado pelos atos e fala dos alunos, e os professores relegados a um segundo plano. Aponta 5 temas básicos que marcam a subjetividade do grupo: multirrepetência, pobreza, preconceito a negritude, violência criminal e marginalização social. Conclui que os contextos nos quais as 2 escolas estão inseridas desempenham papel decisivo na configuração dos ensinos ali possíveis, e que, existem limitações concretas impondo restrições ao alcance e a eficácia da meta pedagógica.
ABNT:
KOYAMA, Mario Augusto Ferreira; GUIRADO, Marlene. Confrontos no ensino: um estudo psicossocial em situações concretas. 1995.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.