ACESSAR O MATERIAL TAGS

Ação Afirmativa

Autor(a):

Aguiar, Márcio Mucedula;Piotto, Débora Cristina

Autor(a) USP:

Piotto, Débora Cristina

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Nome do evento:

Reunião Nacional da ANPEd

Assuntos:

universidade pública; inclusão social; estudantes universitários (aspectos socioeconômicos)

Palavras-chave do autor:

ações afirmativas; cotas; estudantes negros

Resumo:

Desde as primeiras experiências de ações afirmativas por universidades brasileiras, a adoção de sistemas de cotas tem sido marcada por vários debates, dentre os quais, destaca-se a opção por recortes raciais ou sociais. O objetivo do trabalho é analisar indicadores socioeconômicos e étnico-raciais de estudantes da Universidade de São Paulo após a adoção de seu Programa de Inclusão Social. Foram analisados dados sobre renda familiar, origem escolar, escolaridade dos pais e cor/raça dos estudantes dos três cursos mais seletivos e dos três menos seletivos da USP entre 2005 e 2014. Os cursos mais seletivos foram compostos por estudantes cujos pais possuíam alta escolaridade, com rendas familiares elevadas e egressos de escolas particulares. Já os cursos menos seletivos concentraram estudantes com pais com menor escolaridade, rendimentos inferiores e oriundos de escolas públicas. Em relação ao aspecto étnico-racial, muito embora os cursos menos seletivos tenham apresentado maior diversificação, todos cursos analisados foram constituídos, majoritariamente, por estudantes autodeclarados brancos.

ABNT:

AGUIAR, Márcio Mucedula; PIOTTO, Débora Cristina. Combate à desigualdade?: análise socioeconômica e étnico-racial de um programa de ação afirmativa no ensino superior. Anais. Florianópolis: ANPEd, 2015.Disponível em:http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT21-4194.pdf>.