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Violência Urbana

Autor(a):

Noritomi, Roberto Tadeu

Orientador(a):

Arruda, Maria Arminda do Nascimento

Ano de publicação:

2004

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

cinema; política; neoliberalismo

Resumo:

Durante a primeira metade dos anos 90, o cinema brasileiro recebeu mais um sopro de vida dentro de um longo percurso de oscilações. Trata-se daquilo que foi tão amplamente alardeado e batizado, pela mídia e pelo discurso oficial, como a "retomada do cinema nacional". Essa "retomada", traduzida no aumento substancial da produção cinematográfica, gerou grande euforia e foi acolhida como mais um índice da reconstrução da economia nacional bem como, paradoxalmente, um momento importante de renovação da leitura crítica sobre a realidade brasileira. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é o de rastrear as características do discurso ideológico dessa produção recente, procurando entender os limites dessa leitura e até que ponto ela não incorpora e promove os referenciais hegemônicos do neoliberalismo vigente no período, ao invés de questioná-los. Para cumprir tal meta, optamos por analisar parte significativa dos filmes que foram realizados entre 1994 e 2002, fase em que coincidem a "retomada" e um governo que conduziu sistematicamente uma reforma neoliberal em todos os níveis (políticos, econômicos e sociais). Nesse recorte privilegiamos as obras que tangenciaram questões como violência urbana e pobreza, a disputa de poder institucional e a dominação política, os conflitos na esfera privada e afim e as interpretações totalizadoras do Brasil.

ABNT:

NORITOMI, Roberto Tadeu; ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Cinema e política: resignação e conformismo no cinema brasileiro dos anos 90. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.