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Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Odontologia [FO]

Departamento:

Odontologia Social

Docente(s) responsável(is):

Celso Zilbovicius

Objetivos:

A disciplina de “Ciências Sociais em Saúde” tem como objetivo desenvolver no aluno uma visão ampla do conceito de saúde e do processo saúde-doença, além dos processos de determinação social da saúde, através de um instrumental teórico-metodológico adequado e que lhes permita o pleno desenvolvimento social de sua prática, tanto de estudantes quanto de futuros cirurgiões-dentistas num diálogo crítico com a realidade sociocultural brasileira. Objetivo instrucional 1 - domínio cognitivo – aproximar o aluno da organização da sociedade e dos processos de saúde e doença como processos sociais: compreender a articulação entre o social, cultural e econômico no processo do adoecimento e do cuidado para a prática dos dentistas e demais práticas de saúde; 2 - domínio afetivo – estimular no aluno atitudes de cooperação e ajuda recíproca, despertando ao mesmo tempo a sensibilidade para os problemas sociais.

Programa:

Programa Resumido A disciplina tem como objetivo desenvolver no aluno uma visão ampla dos processos sociais, através de um instrumental teórico-metodológico adequado e que lhes permita o pleno desenvolvimento social de sua prática. Tem como objetivo instrucional quanto ao domínio cognitivo – aproximar o aluno das categorias de análise das Ciências Sociais num enfoque que leve à compreensão dos processos de saúde e doença como processos sociais: compreender a articulação entre o social e a prática dos dentistas e demais práticas de saúde; e no domínio afetivo – estimular no aluno atitudes de cooperação e ajuda recíproca, despertando ao mesmo tempo a sensibilidade para os problemas sociais A necessidade de aproximar os alunos das práticas de saúde como práticas sociais conduz ao desenvolvimento de uma relação de aprendizagem permanentemente crítica. Os saberes e as experiências vivenciadas pelos alunos deverão ser analisadas e sistematizadas em atividades dinâmicas, como forma de construir novos conceitos por meio de jogos pedagógicos, vivências, dramatizações e investigações da realidade. São realizadas estudos de textos de autores, bem como uso de filmes e outros recursos audiovisuais Programa 1 - Saúde e sociedade 1.1- A organização social 1.2- A necessidade do homem se organizar em sociedade 1.3- O indivíduo x coletivo- é um dilema nos tempos modernos? 1.4- A definição ampliada de saúde 2- Determinação social da saúde 2.1- O processo saúde-doença 2.2- Os determinantes sociais da saúde 2.3- O risco do adoecimento 3– Cultura e Saúde 3.1- A diversidade cultural e a perspectiva do cuidado do corpo 4 – Trabalho e saúde 4.1 - Definição de trabalho- as relações de trabalho 4.2- Os riscos ocupacionais e saúde- saúde no trabalho 4.3- As profissões em saúde; a valorização e preservação da saúde dos trabalhadores em saúde. 4.4- A história da Odontologia 4.5- O mercado de trabalho em Odontologia 5 – O cuidado em saúde 5.1- A narrativa individual da saúde 5.2- O cuidado em saúde e a humanização