Graduação
Cidade, imigração e relações étnicas: as teorias da escola de Chicago
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Departamento:
Antropologia
Docente(s) responsável(is):
Mario Antonio Eufrasio
Objetivos:
O objetivo da disciplina é abordar o desenvolvimento da psicologia social e da sociologia da cultura da escola de Chicago, concomitante ao da sociologia urbana, e o de uma temática interdisciplinar ao abordar os estudos dos processos de imigração, os estudos étnicos e os de segregação e assimilação de imigrantes no contexto da cidade moderna no âmbito das ciências sociais nos Estados Unidos.
Programa:
I - A Imagem da Ciência e o Ideal da Sociologia na Escola de Chicago. 1. A Formação das Ciências Sociais e da Sociologia nos Estados Unidos: Darwinismo Social e Reformismo. 2. Ciência, Tecnologia Social e Sociologia Aplicada em The Polish Peasant. 3. Teoria Social: Psicologia Social e Sociologia. II - Esquemas Teórico-Conceituais de Análise da Organização Social e do Comportamento dos Indivíduos. 1. Os desejos humanos fundamentais, os tipos de personalidade, as atitudes e as definições de situação como valores culturais: ação social e mudança social em William Thomas. 2. O ciclo de organização, desorganização e reorganização em indivíduos e grupos. 3. As heranças culturais de imigrantes segundo Thomas. 4. Identidade, participação, assimilação e diversidade cultural segundo Thomas e Robert Park. 5. Organização de comunidades de imigrantes e educação. 6. Tradicionalismo e modernidade: o grupo primário tradicional, a sociedade econômica e o Estado. 7. Preconceito e discriminação: o significado das relações raciais e os grupos étnicos na sociedade urbana. 8. Democracia política e democracia social 9. Documentos pessoais, observação participante, relatos de histórias de vida e entrevistas na pesquisa empírica da Escola de Chicago.