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Perinstituto De Física [If]Eria

Autor(a):

Silva, José Alves da

Orientador(a):

Kawamura, Maria Regina Dubeaux

Ano de publicação:

2002

Unidade USP:

Instituto de Física [IF]

Assuntos:

educação; cidadania; ensino e aprendizagem; física (estudo e ensino)

Resumo:

Procuramos investigar os limites e as perspectivas de um Ensino de Física voltado para a promoção da cidadania. Embora esse seja um objetivo educacional amplamente compartilhado, em que medida é de fato realizável dentro das condições reais da escola atual? Com o objetivo de procurar responder a essa questão, buscamos definir uma caracterização de cidadania, reconhecendo a utilização do material de divulgação científica como uma estratégia adequada. Foi desenvolvido um estudo de caso, de uma atividade em sala de aula, tendo como tema Radiações. A atividade envolveu alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública, situada na periferia de São Paulo. A partir da análise dos resultados, foram identificadas algumas dicotomias que permeiam esse tipo de atividade, como a dimensão formativa X informativa do conhecimento, o conhecimento conceitual X "escolar", o comportamento burocrático X a satisfação no aprender, e questões como o caráter mágico do aprendizado e a extensão da visão de mundo dos alunos, entre outros. Além de explicitar os elementos envolvidos no processo, o desempenho dos alunos mostrou que a promoção da cidadania é um objetivo viável, ainda que dentro de certos limites.

ABNT:

SILVA, José Alves da; KAWAMURA, Maria Regina Dubeaux. Cidadania e divulgação científica no ensino de física. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.