Subúrbio

Cangussu, Maria Cristina Teixeira

Castellanos Fernandez, Roberto Augusto

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

cárie dentária; adolescentes; índice cpo; fluorose dentária; levantamentos epidemiológicos

Objetivo: Determinar a prevalência e a severidade da cárie e fluorose dentária em escolares de 12 e 15 anos de idade em Salvador-BA, em 2001, segundo distrito sanitário e tipo de estabelecimento de ensino deforma a identificar iniqüidades em saúde. Metodologia: Desenvolveu-se um estudo transversal com uma amostra probabilística sorteada em múltiplo estágio, pré-estratificada pelos 12 distritos sanitários e tipo de escola calculada a partir dos dados disponíveis de cárie dentária para o município (1996). Foram examinados 1750 escolares aos 12 anos e 1563 escolares aos 15 anos de idade. Dados sobre acesso e coberturados serviços de saúde foram obtidos através de um questionário aplicados aos estudantes e às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Resultados: A amostra teve predominância da etnia parda e do sexo feminino. Quase metade dos escolares teve acesso ao dentista no último ano. Quase 40 por cento dos escolares de 12 anos e 27,7 por cento aos 15 anos relataram ter participado de programas coletivos como uso do flúor nos últimos 2 anos. Os distritos com menor prevalência de cárie foram o de Pau da Lima, Cajazeiras e Subúrbio Ferroviário, e os de piores condições, Itapoä e Liberdade.

CANGUSSU, Maria Cristina Teixeira; CASTELLANOS FERNANDEZ, Roberto Augusto. Cárie e fluorose dentária em adolescentes de 12 e 15 anos em Salvador, Bahia, no ano de 2001. 2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.