Perinstituto De Física [If]Eria

Salim, Aline

Luchiari, Ailton

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

espaço urbano; geografia (técnicas); uso do solo

análise de imagem baseada em objeto;análise espacial;espaço urbano;geotecnologias;Guarapiranga

O estudo das cidades requer um olhar amplo, capaz de identificar e relacionar os inúmeros processos que atuam na produção do espaço urbano. Geotecnologias comumente são utilizadas para adquirir informação detalhada da cobertura da terra do espaço urbano. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é a proposição de metodologia para geração de informações da ocupação urbana nas periferias, definindo procedimentos para análise urbana que gere informações sobre as características da ocupação urbana, a partir de imagens de satélite de alta resolução espacial. Para tanto, foi escolhida como área de estudo o distrito do Jardim São Luís compreendido na bacia do reservatório Guarapiranga, manancial que fornece água para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e cuja bacia é área de proteção e recuperação de mananciais, de acordo com a legislação estadual. Foram realizadas discussões de como se organiza o espaço urbano e dos processos que refletiram na ocupação urbana da periferia da RMSP. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa articulou o uso de técnicas de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica com dados socioeconômicos do censo demográfico. Os resultados foram apresentados e discutidos e a metodologia proposta demonstrou-se promissora para ser aplicada na atualização de informação do espaço urbano para subsidiar o planejamento urbano e a gestão territorial e consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população.

SALIM, Aline; LUCHIARI, Ailton. Caracterização do uso da terra em periferias urbanas utilizando geotecnologias: bacia do Reservatório Guarapiranga. 2013.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-05112013-105350/ >.