Artigo de periódico
Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania
Autor(a):
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do;Santos, Valdenor Silva dos
Autor(a) USP:
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do
Ano de publicação:
2015
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
capoeira; cultura afro-Brasileira; cultura popular; música popular (aspectos sociais)
Palavras-chave do autor:
capoeira; resistência do negro; história negada; cultura ancestral e contemporânea; ensino culturalmente relevante
Resumo:
O artigo apresenta a capoeira como uma expressão estética e de luta que remonta à ancestralidade afro-brasileira, capaz de transmitir, por meio do jogo e de suas músicas, os conteúdos negados da história e cultura do negro no Brasil. Enfatiza, não apenas a importância de seu reconhecimento como profissão, mas sua relevância histórica, cultural e política para a formação das novas gerações. Discussões sobre temas, como a luta por reconhecimento, sustentada por Axel Honneth e a fenomenologia do brasileiro, apresentada por Vilém Flusser, bem como a história do escravizado e de suas lutas de resistência, sobretudo no final do século XIX, fundamentam os caminhos percorridos nas oficinas de capoeira em sala de aula. A ideia é apresentar a capoeira como um exemplo vivo e atual da tradição afro-brasileira para um ensino culturalmente relevante.
ABNT:
AMARAL, Monica Guimaraes Teixeira do; SANTOS, Valdenor Silva dos. Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 62, p. 54-73, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i62p54-73.