Graduação
Canção brasileira, tradições populares e mundialização da cultura
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Instituto de Estudos Brasileiros [IEB]
Departamento:
Instituto de Estudos Brasileiros
Docente(s) responsável(is):
Walter Garcia da Silveira Junior, ,
Objetivos:
Analisar e interpretar a produção brasileira de canções populares pesquisando as relações entre música, literatura oral, arte e sociedade no âmbito dos processos de globalização econômica e mundialização da cultura. Estudar a realização das obras quando inseridas no ritual religioso ou na festa popular de certa comunidade e quando transformadas em mercadoria. Investigar as mudanças do mercado fonográfico hegemônico no quadro das novas tecnologias de produção, difusão e consumo, bem como as alterações provocadas por este quadro na estética das obras. Pesquisar as produções comerciais com vigência à margem do mercado cultural hegemônico.
Programa:
A disciplina estuda a canção popular tradicional e a canção popular comercial no Brasil, analisando e interpretando as permanências e as alterações na estética das obras em meio aos processos de globalização econômica e mundialização da cultura. O programa dá continuidade à disciplina “Formas da Canção Popular Brasileira: 1930-1985” sem que, no entanto, se caracterize vínculo de pré-requisito. • Cultura tradicional e vida comunitária: a canção, a música e a dança nos rituais religiosos e nas festas populares; os cantos de trabalho e os jogos. • Registros da canção popular tradicional desde Mário de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas. • A configuração do mercado fonográfico hegemônico no Brasil da década de 1980 e sua expansão na década de 1990. • A transformação da canção de tradição oral em mercadoria no âmbito dos processos de globalização econômica e mundialização da cultura. • Canções “de raiz”, mangue beat (bit) e world music. • Ritmos musicais importados no Brasil e ritmos brasileiros de exportação. • Racionais MC’s e Gog: a violência da sociedade contemporânea e o revide do rap. • A Barca: reflexões sobre a pesquisa da tradição oral e a criação artística. • Canção popular e jingle, diferenças e aproximações. • A influência das novas tecnologias no processo de realização das obras fonográficas. • Relações entre a canção popular (tradicional e comercial) e outras formas culturais nos meios tecnológicos de comunicação. •Produções comerciais à margem do mercado hegemônico da canção.