Tese (Doutorado)
Brincar de escolinha: a construção da representação na interação de crianças em creches
Autor(a):
Goncalves, Marlene Fagundes Carvalho
Orientador(a):
Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de
Ano de publicação:
1996
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
creches; educação infantil
Resumo:
Este trabalho propõe um estudo sobre a brincadeira de faz-de-conta de escolinha. Com um enfoque teórico metodológico que busca entender o sujeito como sendo constituído nas relações sociais, tomando para isso conceitos de mediação e imitação elaborados a partir das ideias de Vygotsky e Walton, foi feita uma análise micro energética de sessões da brincadeira de faz-de-conta ocorrendo em creches públicas que atendem população de baixa renda. O objetivo e investigar como se dá a construção do enredo e dos papeis de professor e alunos assumidos por crianças de 4 a 5 anos naquela brincadeira, analisando a mediação daquela construção e a função da imitação neste processo.
ABNT:
GONCALVES, Marlene Fagundes Carvalho; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Brincar de escolinha: a construção da representação na interação de crianças em creches 1996.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.