Perinstituto De Física [If]Eria

Noleto, Rafael da Silva

Silva, Laura Moutinho da

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

festas juninas; costumes; performance; desigualdades sociais

Belém;festas juninas;marcadores sociais da diferença;performance;ritual

Esta pesquisa objetiva analisar a expressão da diversidade sexual e de gênero, interpelada por concepções de raça, no contexto das festas juninas de Belém. A partir de etnografia produzida em concursos juninos realizados em bairros periféricos da cidade e também em certames promovidos pela Prefeitura Municipal de Belém e pelo Governo do Estado do Pará, propõe-se abordar as festas juninas como um momento de congregação social ritualizado. Pressupõe-se que a participação de certos sujeitos nesse contexto festivo (especialmente as mulheres cisgênero, os homens homossexuais, as travestis e pessoas transgênero) pode render importantes reflexões acerca de processos nos quais gênero, raça e sexualidade são articulados em performance. Numa abordagem que privilegia a análise do contexto etnográfico a partir da problematização de marcadores sociais da diferença articulados, esta pesquisa dedica-se ao entendimento de como as festas juninas produzem sujeitos generificados, racializados e sexualizados. A intenção é dar inteligibilidade a um tenso processo de reconhecimento de certos sujeitos no contexto de realização de um ciclo festivo popular produzido pelo Estado, mas também por produtores culturais das periferias de Belém.

NOLETO, Rafael da Silva; SILVA, Laura Moutinho da. Brilham estrelas de São João: gênero, raça e sexualidade em performance nas festas juninas de Belém - PA. 2016.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-11042017-084512/ >.