ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]

Área de concentração:

Planejamento Urbano e Regional

Departamento:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Docente(s) responsável(is):

Jorge Bassani, , Maria Camila Loffredo D'Ottaviano, , Eduardo Alberto Cusce Nobre

Objetivos:

A disciplina procura desenvolver uma visão crítica dos alunos com relação às práticas recentes das intervenções urbanas, executadas através da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada. Procura compreender essas intervenções como resultado das transformações político-econômicas e das mudanças paradigmáticas ocorridas no final do século 20. Por fim, objetiva identificar os principais impactos físico-espaciais e socioeconômicos decorrentes da implementação desses projetos.

Justificativa:

A disciplina discute as transformações recentes do Planejamento Urbano e Regional no âmbito da formulação de políticas públicas urbanas, sendo, portanto, aderente a Área de Concentração de Planejamento Urbano e Regional na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Urbanas. As transformações ocorridas nessa área a partir dos anos 80 do século passado resultaram na implementação de uma diversidade de Grandes Projetos Urbanos (GPU) em várias cidades do mundo, fruto da desregulamentação urbanística associada às Parcerias Público-Privadas (PPP), representando a ascensão do neoliberalismo na política urbana. Esses projetos vêm sendo analisadas criticamente nos últimos anos, resultando em grupos de estudo e sessões temáticas nos eventos de Planejamento Urbano e Regional, assim como na proposta de duas novas especialidades desta área: Avaliação de Políticas, Planos e Projetos e Impactos de Grandes Projetos e Planos Setoriais. Dessa forma, a criação dessa disciplina visa inserir o curso de Pós-Graduação da FAUUSP no debate recente a respeito do tema.

Programa:

O conteúdo programático será dividido em: (i) As transformações político-econômicas do fim de século: do Keynesianismo/Estado do Bem-Estar ao Monetarismo/Estado Neoliberal; (ii) As transformações nas cidades do fim do século XX: mudanças econômicas, sociais e demográficas; (iii) As mudanças no paradigma da política urbana: desregulamentação urbanística, Parcerias Público-Privadas e Grandes Projetos Urbanos; (iv) O impacto dos Grandes Projetos Urbanos: impactos sociais, econômicos e espaciais: (a) O mercado imobiliário comercial e as novas áreas de "centralidade"; (b) Desenvolvimento turístico-cultural e "gentrificação"; (c) Impacto e legado dos megaeventos; (d) Fragmentação espacial e acirramento da segregação sócio-ambiental; (e) Políticas de mobilidade e segregação espacial; (v) Estudos de caso propostos pelos alunos.