ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Área de concentração:

Análise de Políticas Públicas

Departamento:

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Docente(s) responsável(is):

Andrea Lucchesi, , André Gal Mountian

Objetivos:

A disciplina visa introduzir as principais questões relativas à avaliação quantitativa de políticas públicas e projetos sociais. O curso pretende discutir a importância da avaliação no ciclo das políticas públicas e apresentar as mais importantes metodologias de avaliação de impacto. A disciplina é voltada aos alunos que pretendem desenvolver pesquisas empíricas aplicadas a temas relacionados ao desenvolvimento econômico e a avaliação de políticas públicas.

Justificativa:

A crescente literatura sobre avaliação quantitativa de políticas públicas e a sua relação com o desenvolvimento econômico requer a utilização de ferramental estatístico e econométrico. Esse curso pretende contribuir para que os alunos possam realizar pesquisas empíricas na área.

Programa:

1. Políticas públicas e o debate sobre desenvolvimento econômico. 2. Importância da avaliação de políticas públicas. 3. Correlação e Causalidade. Princípio de causalidade. 4. Introdução à Estatística. Variável aleatória, distribuição de probabilidade, teste de hipóteses. 5. Introdução à Econometria. Regressão e inferência em regressão. Modelo amostral e populacional, mínimos quadrados ordinários, variável dummy, modelos discretos. 6. Modelo de resultados potenciais e o problema do contrafactual. 7. Métodos de Aleatorização. 8. Técnicas de avaliação: pareamento, diferenças em diferenças, regressão descontínua.