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Pobreza Urbana

Autor(a):

Rezende, Magda Andrade;Beteli, Vivian Cesar;Santos, Jair Licio Ferreira

Autor(a) USP:

Rezende, Magda Andrade;Santos, Jair Licio Ferreira

Ano de publicação:

2005

Unidade USP:

Escola de Enfermagem [EE]

Assuntos:

desenvolvimento infantil; creches; cuidado da criança; enfermagem pediátrica

Palavras-chave do autor:

creches; educação infantil; cuidado da criança; desenvolvimento infantil; linguagem infantil

Resumo:

Supervisão e promoção do desenvolvimento infantil são cuidados necessários às crianças que freqüentam creches e pré-escolas. Organizações de saúde internacionais e nacionais têm sistematizado estratégias para tal, porém nas instituições brasileiras estas ações são pouco realizadas. Objetivo: Avaliar, pelo segundo ano consecutivo, habilidades das áreas de linguagem e pessoal-social de uma coorte de crianças que freqüentam 3 creches da cidade de São Paulo. Método: O grupo amostral foi constituído por 30 crianças de 0 a 4 anos, de nível sócio-econômico homogêneo segundo instrumento para avaliação de nível de pobreza urbana. Segundo este instrumento todas as famílias estavam na faixa superior de classificação. Para avaliação do desenvolvimento foi usado o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, empregado em dois momentos distintos no primeiro ano de acompanhamento da coorte, e uma vez no segundo ano. Resultados: Na área pessoal-social a melhora foi significante da 1ª para a 2ª avaliação, o que não ocorreu na área de linguagem, ao longo das 3 avaliações. No entanto, a partir dos 3 anos de idade as crianças passaram a obter resultados piores. Quanto aos sexos não houve diferenças significantes nos desempenhos nas duas áreas. Conclusão: É possível que as habilidades das crianças na área pessoal-social tenham sido incrementadas pelas condições das instituições, o que não ocorreu na de linguagem. Não se pode afirmar a causa destes acontecimentos, embora seja intrigante a proporção adulto/criança que diminui após as crianças completarem 3 anos de idade, mas outras pesquisas são necessárias, inclusive a continuidade desta coorte.

ABNT:

REZENDE, Magda Andrade; BETELI, Vivian Cesar; SANTOS, Jair Licio Ferreira. Avaliação de habilidades de linguagem e pessoal-sociais pelo Teste de Denver II em instituições de educação infantil. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 56-63, 2005. DOI: 10.1590/s0103-21002005000100008.