ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Escola de Enfermagem [EE]

Área de concentração:

Enfermagem em Saúde Coletiva

Departamento:

Escola de Enfermagem

Docente(s) responsável(is):

Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca, , Emiko Yoshikawa Egry, , Maria Amelia de Campos Oliveira

Objetivos:

1. Compreender os processos de desenvolvimento do saber da enfermagem em saúde coletiva articulados aos diferentes referenciais teórico-filosóficos; 2. Interpretar a relação entre o processo de produção em saúde e as relações com as necessidades de saúde dos grupos sociais; 3. Compreender as diferentes dimensões da avaliação das necessidades em saúde dos grupos sociais.

Justificativa:

As práticas sociais inter-relacionadas e interdependentes, tal como a Enfermagem em Saúde Coletiva se propõem devem contemplar: os determinantes da organização da sociedade, os seus sistemas e instituições, o processo de produção em saúde e, na interface do biológico com o social, os determinantes do processo saúde-doença. O reconhecimento das necessidades em saúde dos grupos sociais do território permite interpor saberes instrumentais nos processos de trabalho que possam alcançar o atendimento das necessidades e o enfrentamento das vulnerabilidades.

Programa:

Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde: operacionalidade na prática assistencial e de investigação científica. 1. A relação entre o processo de produção em saúde e o processo de produção do conhecimento em saúde coletiva enquanto partes da totalidade social. 2. Referenciais teóricos de necessidades em saúde; as necessidades de saúde na perspectiva da enfermagem em saúde coletiva e como objeto do processo de trabalho em saúde. 3. As necessidades em saúde e a sistematização da assistência de enfermagem CIPESC.