Artigo de periódico
As práticas de educação em famílias de crianças com paralisia cerebral diplégica espástica e com desenvolvimento típico pertencentes a camadas populares da cidade de Salvador: a perspectiva do pai
Autor(a):
Yano, Ângela Maria Mieko;Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes;Sagim, Mirian Botelho
Autor(a) USP:
Alves, Zelia M. M. B.
Ano de publicação:
2006
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]
Assuntos:
paternidade; paralisia cerebral; educação infantil
Palavras-chave do autor:
paternidade; educação infantil; paralisia cerebral
Resumo:
A paternidade é hoje um tema que desafia a compreensão de muitos pesquisadores. Atualmente existe uma noção, compartilhada por estudiosos da área, de que os pais desempenham papéis multidimensionais e complexos, com influência direta e indireta no desenvolvimento infantil e na vida familiar. Reconhece-se ainda que a construção social da paternidade varia segundo a época e o contexto ecocultural, e os ideais de paternidade podem ser muito variáveis de uma sociedade ou subgrupo para outro. O presente trabalho tem por objetivo descrever como os pais de classes populares da cidade de Salvador, BA, compreendem seu papel na família, sua relação com as práticas de cuidado e educação da criança, com e sem deficiência física, e suas reações em face da deficiência. Participaram do trabalho 10 famílias: 5 de crianças com Paralisia Cerebral diplégica espástica (PC), sem retardo mental evidente, com idades entre 2 e 7 anos, atendidas em instituição de reabilitação de Salvador, BA, e 5 de crianças com desenvolvimento típico (DT). Pais e mães responderam a entrevistas estruturadas, gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente. Os pais relatam participação nos cuidados e educação da criança, mas ainda concebem como sua principal função prover a família. Valorizam a afetividade, mas enfatizam em seu sistema ideal de educação de filhos a autoridade e exigência, principalmente no caso das crianças com DT. A obediência foi o principal atributo da criança considerada “ideal”. Os pais revelam esforços de elaboração de vivências pessoais no processo de educar filhos e buscam adequar-se às demandas socioculturais atuais.
ABNT:
YANO, Ângela Maria Mieko; BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes; SAGIM, Mirian Botelho. As práticas de educação em famílias de crianças com paralisia cerebral diplégica espástica e com desenvolvimento típico pertencentes a camadas populares da cidade de salvador: a perspectiva do pai. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v. 8, n. 2, p.109-116, 2006.