Dissertação (Mestrado)
As comunidades da periferia do Rio de Janeiro dançam a vida nas quadrilhas juninas: um fenômeno recente de carnavalização
Autor(a):
Rocha, Marlucia Mendes
Orientador(a):
Fuser, Fausto
Ano de publicação:
1996
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Assuntos:
festas folclóricas; festas juninas
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura dos procedimentos que envolvem as festas juninas e suas quadrilhas. Resgatar a sua história e entender o seu papel, a partir da década de 80, no Rio de Janeiro. Nosso intuito e o de registrar e analisar as transformações por que passaram estas expressões da cultura popular, comparando-as as transformações ocorridas nas escolas de samba. A constatação do cruzamento festa junina/quadrilha, ou melhor, a transformação das quadrilhas juninas em micro-escolas de samba e das festas juninas em desfiles carnavalescos de inverno que iremos analisar. Para tal partimos de um estudo de caso: a Quadrilha da Turma do Funil, criada e organizada pelo Mestre Dai, marcador da quadrilha do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.
ABNT:
ROCHA, Marlucia Mendes; FUSER, Fausto. As comunidades da periferia do Rio de Janeiro dançam a vida nas quadrilhas juninas: um fenômeno recente de carnavalização. 1996.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.