Graduação
As cidades e as ideias
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Departamento:
Antropologia
Docente(s) responsável(is):
Fernanda Arêas Peixoto, ,
Objetivos:
O curso tem como eixo estruturador as relações entre cidades e cultura, consideradas como relações de dupla mão (um polo alimentando e produzindo o outro). Trata-se de descartar qualquer aproximação do espaço urbano como “cenário” ou “contexto” no qual práticas culturais têm lugar, tentando escapar dos riscos de autonomização, seja da cidade, seja das ideias, práticas e figurações a ela associadas. O curso visa, portanto, fornecer aos alunos outros acessos à reflexão sobre os espaços urbanos, passados e presentes, com auxílio de uma bibliografia ampliada e da consideração de materiais diversos. Pretende ainda introduzi-los em uma discussão sobre as relações entre antropologia e arquitetura.
Programa:
A partir de um título tomado de empréstimo a José Luis Romero (1976), o curso tem como objetivo pensar os nexos íntimos e recíprocos entre a cidade e as ideias; ideias consideradas como modalidades de práticas em função de sua eficácia propositiva, ao mesmo tempo produtos e produtoras das cidades. Nos termos de Aldo Rossi em Arquitetura da cidade (1966), que inspiram a reflexão: “as grandes ideias percorrem a história da cidade e a conformam”. Examinaremos tanto o modo como as cidades são “lidas” pela teoria social e pelas artes, quanto os rebatimentos da imaginação social e artística nas feições, modelos e projetos das urbes. Cabe assinalar os descompassos frequentes entre os espaços urbanos e suas figurações, que frequentemente se autonomizam, nas cidades-míticas e nas “cidades-memória”, por exemplo. As cidades e suas formas (materiais e simbólicas), assim como o estilo de vida a elas associados, lançam-nos ainda na direção dos debates sobre a vida moderna, os espaços públicos e os modernismos, que adquirem contornos variados nas metrópoles europeias e latino-americanas, a serem pensadas, em seus traços distintivos, ao longo do percurso reflexivo proposto, que combinará diferentes abordagens, com o auxílio de textos provenientes de vários períodos e domínios do conhecimento: antropologia social, filosofia, sociologia, história urbana e cultural, arquitetura e artes.