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Cultura Popular, Educação Popular

Autor(a):

Percassi, Jade

Orientador(a):

Beisiegel, Celso de Rui

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

artes; cultura popular; educação popular; participação política; teatro

Palavras-chave do autor:

arte;cultura política;cultura popular;educação popular;movimentos sociais;participação política;teatro de grupo

Resumo:

Pretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, política e pedagógica para a formação cultural e política e conscientização da classe trabalhadora. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e superações em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como aspectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social.

ABNT:

PERCASSI, Jade; BEISIEGEL, Celso de Rui. Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07072015-132300/ >.