Artigo de periódico
Arte, lazer e juventude no contexto da educação social
Autor(a):
Medeiros, Iranilda Oliveira de;Pacheco, Reinaldo Tadeu Boscolo
Autor(a) USP:
Pacheco, Reinaldo Tadeu Boscolo
Ano de publicação:
2017
Unidade USP:
Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]
Assuntos:
arte; lazer; educação; adolescentes
Palavras-chave do autor:
juventude; lazer; arte, educação
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo identificar se a participação de jovens das camadas populares nos projetos de arte e educação social de uma organização do Terceiro Setor em seu tempo de lazer os influenciou a se apropriarem da arte, inclusive como forma de lazer. Para tanto, adotou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa, com enfoques bibliográfico-documental e de campo. Com a análise dos dados, percebeu-se que tais iniciativas exercem forte influência para a apropriação da arte por parte dos sujeitos estudados. Entretanto, os interesses desses jovens quanto à arte são diversificados, podendo ser entendida como trabalho, como lazer ou como instrumento de transformação social. Uma das dificuldades percebidas foi a manutenção do espaço ainda prioritariamente ligado ao orçamento público.
ABNT:
MEDEIROS, Iranilda Oliveira de; PACHECO, Reinaldo Tadeu Boscolo. Arte, lazer e juventude no contexto da educação social. Saber e Educar, Porto, n. 22, p. 92-103, 2017. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.17346/se.vol22.265 > DOI: 10.17346/se.vol22.265.