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Perinstituto De Física [If]Eria

Autor(a):

Porto, Tania Maria Esperon

Orientador(a):

Penteado, Heloisa Dupas de Oliveira

Ano de publicação:

1996

Assuntos:

adolescentes; comunicação; televisão; aprendizagem escolar

Palavras-chave do autor:

adolescentes;aprendizagem escolar;pedagogia da comunicação

Resumo:

O fenômeno do fracasso escolar no ensino de 1º grau, os interesses dos jovens adolescentes por mídias, as características e comportamentos específicos destes jovens em início de adolescência motivaram esta pesquisa sobre o cotidiano de alunos e professores de 5ªs séries. Assim, a preocupação central deste estudo está voltada para questões que dizem respeito aos adolescentes, situando-os em duas instâncias formadoras: escola e televisão. O presente trabalho, realizado sob a forma de pesquisa qualitativa, consistiu de um estudo de caso e de um experimento didático com professores e alunos, realizados em 1994, numa escola pública de periferia na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo. Neste contexto, apresentam-se na tese: * informações obtidas com o estudo de caso acerca da escola, do corpo docente e sobre uma das 5ª séries, objetos de investigação; * informações obtidas sobre a classe pesquisada (5ª série B), seus interesses, problemas, sua relação com a escola, com a TV e com a telenovela; * uma experiência didática sistematizada e analisada através da Pedagogia da Comunicação. As atividades desenvolvidas para o estudo do cotidiano escolar encaminharam-se para a utilização da Pedagogia da Comunicação, através de uma experiência de ensino-pesquisa. O experimento procurou tornar dinâmico e interessante o processo de ensino-aprendizagem escolar pelo entrecruzamento intencional das instâncias sociais do saber: escola, televisão e vida cotidiana do aluno. Obteve-se o envolvimento dos alunos e, com estes, o trabalho pôde ser executado num clima de parceria, de satisfação cultural, de diálogo, de construção conjunta de conhecimentos. Por outro lado, muitos dos objetivos previstos para serem alcançados com os docentes não puderam ser atingidos na íntegra por diferentes problemas, entre os quais, os existentes na estrutura e organização da escola pesquisada que terminaram influenciando o docente. Acredita-se que os elementos levantados com a pesquisa contribuíram, entre outros aspectos, para o entendimento da relação aluno - televisão - professor podendo indicar caminhos para a realização de "pesquisa enquanto ensino".

ABNT:

PORTO, Tania Maria Esperon; PENTEADO, Heloisa Dupas de Oliveira. Aprendizagem escolar e televisão: uma experiência com a pedagogia da comunicação em 5ª série do 1º grau. 1996.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-28032014-114654/ >.