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Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Departamento:

Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia

Docente(s) responsável(is):

Márcia Helena da Silva Melo Bertolla

Objetivos:

Exposição do aluno a situações comunitárias, situações espontâneas ou situações formais (grupos diversos, civis ou governamentais), visando: " Reflexão crítica sobre o processo comunitário. " Conhecimentos teórico-práticos enraizados em experiência comunitária. " Propostas de ação comunitária.

Programa:

Programa Resumido Exposição do aluno a situações comunitárias, situações espontâneas ou situações formais (grupos diversos, civis ou governamentais), visando: " Reflexão crítica sobre o processo comunitário. " Conhecimentos teórico-práticos enraizados em experiência comunitária. " Propostas de ação comunitária. Programa " Experiência de observação ou observação participante em situações comunitárias. " Reflexão crítica sobre o processo comunitário vivido, compartilhada com seus agentes (reflexão, portanto, ora suscitada pelos próprios agentes, ora suscitada pelo estudante observador, mas reflexão sempre compartilhada, incluindo como "sujeitos" e nunca como "objetos" os agentes comunitários). " Elaboração de conhecimentos teórico-práticos enraizados na experiência comunitária de que o estudante escolheu participar. " Elaboração pelo estudante de propostas de ação comunitária, propostas cuja formação definitiva e cuja realização dependam de viva colaboração entre o estudante e os agentes comunitários. " Experiência das ações propostas; discussão da experiência em supervisão e em colaboração com os agentes comunitários. " Trabalhos escritos acerca de quaisquer das etapas mais decisivas da experiência comunitária (contato; observação; colaboração; reflexão crítica sobre o processo comunitário vivido e supervisionado; elaboração de conhecimentos teórico-práticos; elaboração, experiência e discussão de propostas ativas).