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Ação Afirmativa

Autor(a):

Andreoli, Fernando Cesar 

Orientador(a):

Lutgens, Helena Dutra

Ano de publicação:

2013

Unidade USP:

Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]

Palavras-chave do autor:

educação; tipos de educação; educação ambiental

Resumo:

No município de Itirapina, estado de São Paulo, localizam-se a Estação Ecológica e a Estação Experimental de Itirapina, administradas pela Divisão de Florestas e Estações Experimentais do Instituto Florestal (IF). A área urbana faz divisão com a Estação Experimental, mais especificamente com a área denominada popularmente como “Fazendinha”. Embora o perímetro urbano não esteja incluído na zona de amortecimento das unidades, tal localização responde por uma variedade de impactos negativos e positivos entre a cidade e as áreas protegidas. Um exemplo disso foi a aparição de uma onça parda (Puma concolor) em 2010 no bairro Jardim Nova Itirapina, próximo a Estação Experimental. A presente pesquisa teve por objetivo analisar a perspectiva dos moradores desse bairro sobre as questões referentes à comunidade e as áreas protegidas de Itirapina, através de entrevistas qualitativas e promover o debate e a participação popular, utilizando metodologia de Pesquisa Ação na criação de alternativas de educação ambiental para contribuir na conservação dessas áreas e aproximá-las no território cotidiano da população. As entrevistas mostraram que a população do entorno desconhece muitos aspectos legais, funcionais e ambientais relacionados às unidades, entretanto consegue observar e relatar as relações positivas e negativas entre os moradores e essas áreas. A comunidade lembra-se da aparição da onça no bairro com entusiasmo, mas assume que esse evento pouco mudou no seu cotidiano. Os encontros com a população mostraram que há pouco interesse de participação dos moradores nessas questões, embora acreditem na educação ambiental pouco se veem como agentes desse processo.