ACESSAR O MATERIAL TAGS

Favela, Vulnerabilidade

Autor(a):

Cavalheiro, Débora de Camargo

Orientador(a):

Abiko, Alex Kenya

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Escola Politécnica [EP]

Assuntos:

habitação popular; favelas; condomínio; política habitacional

Palavras-chave do autor:

gestão pós ocupação;habitação de interesse social;habitação popular;política habitacional;reassentamento;remoções;trabalho social

Resumo:

As remoções são cada vez mais frequentes no contexto brasileiro e mundial. O reassentamento de famílias atingidas por processos de desocupação deve respeitar os preceitos de moradia adequada como um direito, pois o reassentamento pode agregar qualidade de vida e dignidade às famílias atingidas, bem como ser um fator intensificador de vulnerabilidades. A presente pesquisa analisa a adaptação e a satisfação dos moradores de um reassentamento, o Conjunto Rubens Lara, localizado no bairro Jardim Casqueiro na cidade de Cubatão, resultado de um deslocamento involuntário de famílias moradoras de favelas para um conjunto habitacional com características distintas da produção comumente praticada na habitação social brasileira. O método da pesquisa foi baseado em instrumentos que possibilitem a visão dos diversos atores do processo, bem como na satisfação do usuário. Para análise dos dados quantitativos foi utilizada estatística descritiva, análise fatorial e a medida de incerteza. Os resultados mostram que o fato de se tratar de uma remoção involuntária não é determinante para a satisfação do morador. Atributos positivos que tragam qualidade de vida trazem maior influência na satisfação, mesmo em uma situação de remoção involuntária. A localização do empreendimento com serviços, equipamentos e oportunidades disponíveis foi apontada como um aspecto determinante da satisfação. No entanto questões como o arranjo em condomínio, manutenção e incremento de gastos podem colocar os ganhos do projeto em risco. Quanto à gestão condominial verificou-se que a manutenção tem importante papel nas questões condominiais, pois é influenciada tanto por aspectos de engenharia como administrativos, podendo assim ser um componente de preocupação no futuro. Os moradores reconhecem o papel da manutenção sendo esta influenciadora da satisfação na gestão condominial.

ABNT:

CAVALHEIRO, Débora de Camargo; ABIKO, Alex Kenya. Análise de projetos de reassentamento habitacional: o caso do projeto Serra do Mar no estado de São Paulo. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-09052016-112829/pt-br.php >.