Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Análise de Políticas Públicas

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Jaime Crozatti

O objetivo desta disciplina é subsidiar os alunos cujos projetos de pesquisa tratem de áreas específicas das políticas públicas, sejam sociais ou da área econômica, de infraestrutura ou do meio ambiente. Assim, a disciplina levará o aluno a compreender e analisar os processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas setoriais, bem como estudar e analisar suas especificidades, sua trajetória, o atual desenvolvimento e possíveis aperfeiçoamentos.

Os Estados democráticos contemporâneos se caracterizam pela extensa atuação do setor público tanto na produção de serviços quanto na regulação econômica e na produção de bens. Com grande variação entre os países quanto ao nível de interferência e de atuação direta em cada um desses setores, a atuação da administração pública e dos governos é um fator relevante na economia e no bem estar nacionais, e os gestores e analistas das políticas públicas precisam conhecer os movimentos específicos das diversas áreas do governo. No Brasil, a atuação do Estado não apenas se expandiu, através da ampliação, por exemplo, das atividades de assistência social, como também modificou sua natureza, como é o caso das atividades de regulação (com a criação, por exemplo, das agências regulatórias no processo de privatização das empresas estatais na década de 1990), e esse processo recente ainda precisa ser compreendido e analisado.

1.Análise de tendências e resultados da gestão de políticas públicas setoriais. 2. Estudo da implementação de políticas públicas setoriais; 3. Estudo da avaliação de políticas públicas setoriais; 4. Avaliação da trajetória e estado atual de políticas públicas setoriais.