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Posto De Saúde

Autor(a):

Tanaka, Oswaldo Yoshimi

Orientador(a):

Rosenburg, Cornélio Pedroso

Ano de publicação:

1988

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

serviços de saúde

Palavras-chave do autor:

qualidade do serviço de saúde

Resumo:

O presente trabalho descreve, inicialmente, o papel desempenhado pela Secretaria de Higiene e Saúde (SHS) do Município de São Paulo, no contexto da assistência a saúde e das políticas nacionais que orientam suas atividades. Historicamente, a SHS vem atuando em duas linhas bem definidas e independentes: o atendimento às urgências e, paralelamente, a assistência materno-infantil que, face às novas diretrizes políticas, tende a se transformar em assistência integral à saúde. Como consequência das novas orientações políticas, várias tentativas têm sido realizadas no sentido de integrar essas duas linhas de atuação. Para tanto, a presente pesquisa, realizada no Posto de Assistência Médica (PAM) e no Pronto Atendimento (PA) Jardim São Jorge, localizado na zona oeste do Município de São Paulo, apresenta como proposta de trabalho a integração das ações de assistência médica individual de caráter curativo com as ações de assistência médico-sanitária. Partindo-se do pressuposto de que qualquer ação no campo da saúde depende da participação da comunidade, busca-se a forma pela qual a população recebe e utiliza os serviços localmente integrados. Nesse sentido, foram coletadas junto à clientela de ambos os serviços, informações tais como: motivo de procura, resolutividade, satisfação e outras, obtidas por meio de formulários. A análise das características das queixas, da resolutividade e da satisfação referida pela clientela, do objetivo e do processo de trabalho desses serviços, leva a conclusão de que o PAM e o PA são utilizados de forma seletiva pela clientela, visando principalmente, ao atendimento de suas necessidades diretamente relacionadas à resolução das manifestações de doença.

ABNT:

TANAKA, Oswaldo Yoshimi; ROSENBURG, Cornélio Pedroso. Análise da utilização dos serviços do posto de assistência médica e do pronto atendimento do Jardim São Jorge no município de São Paulo, por meio do estudo da clientela usuária 1988.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-26072016-180541/