Trabalho de evento
Análise da opinião de professores do ensino fundamental (5A a 8A séries) sobre a progressão continuada
Autor(a):
Delbem, C. P.;Augusto do Nascimento, M. M.;Costa, Eneida Elisa Mello
Autor(a) USP:
Costa, Eneida Elisa Mello
Ano de publicação:
2003
Unidade USP:
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz [ESALQ]
Nome do evento:
Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo
Assuntos:
ensino fundamental; pesquisa de opinião
Resumo:
A partir da década de 70, aumentou o número de alunos de baixa renda nas instituições públicas de ensino. Estas não souberam lidar com a realidade dessa população. Isso causou um acréscimo na evasão e repetência escolar e contribuiu para queda na qualidade do ensino. Para tentar solucionar o problema, o governo do estado de São Paulo, através da LDB/96, propôs o regime de progressão continuada para o ensino fundamental. Este trabalho teve como objetivo investigar a situação do regime através da análise da opinião de professores do ensino público da cidade de Araras-SP. Seis professores do ciclo fundamental (5a a 8a séries) foram escolhidos aleatoriamente para participar de entrevistas semi-estruturadas sobre o tema. Seus principais pontos foram transcritos na análise do trabalho que foi feita pelo método de Análise de Conteúdo proposto por BARDIN (1977). Percebemos que a maioria dos professores vê a progressão continuada como uma boa proposta, embora não funcione na prática. Relatam que não houve capacitação adequada e falta uma conscientização da sociedade. Os alunos não estão entendendo o regime e isso gera indisciplina durante as aulas. Observamos que há necessidade contratação de professores, cursos de capacitação, correções nos processos de recuperação e reforço, além de adaptações nas provas do SARESP que avaliam a progressão continuada.
ABNT:
DELBEM, C. P.; AUGUSTO DO NASCIMENTO, M. M.; COSTA, Eneida Elisa Mello. Análise da opinião de professores do ensino fundamental (5A a 8A séries) sobre a progressão continuada. Anais.. São Paulo: USP, 2003.