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Baixa Renda, Habitação Popular

Autor(a):

Silva, Fernanda B;Kato, Camila S;Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de;Melhado, Sílvio Burrattino;Cardoso, Francisco Ferreira

Autor(a) USP:

Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de;Melhado, Silvio Burrattino;Cardoso, Francisco Ferreira

Ano de publicação:

2010

Unidade USP:

Escola Politécnica [EP]

Nome do evento:

Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído

Assuntos:

construção civil; habitação popular

Resumo:

O setor de construções habitacionais voltadas ao mercado de baixa renda é, atualmente, um dos mais cobiçados na indústria da construção civil. Os principais fatores que contribuem para seu aquecimento são as condições facilitadas de financiamento e o ganho de renda da faixa da população atendida, que, somados a um expressivo déficit habitacional, se traduzem em uma grande demanda por habitações. Frente a este cenário, muitas empresas de construção se estruturaram e continuam se estruturando para entrar neste setor. Para isso, há características específicas que devem ser consideradas na elaboração da estratégia de atuação destas empresas, tais como a necessidade de redução de custo e do prazo de execução dos empreendimentos. O objetivo deste trabalho é caracterizar o setor de construção habitacional voltada à população de baixa renda, levantando e analisando as principais estratégias de competição e modelos de organização adotados. Para isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre o setor, identificando-se o cenário econômico, os agentes atuantes e as estratégias de competição adotadas. Foram realizados ainda dois estudos de caso para verificar detalhadamente a atuação das empresas em dois tipos de empreendimentos voltados ao mercado econômico: horizontais (condomínios de casas) e verticais (condomínios de edifícios). Constatou-se que é grande o número de empresas que entraram no mercado econômico recentemente, muitas delas originárias de companhias com atuação consolidada em mercados de edificações para classes mais altas. Além disso, esta entrada no setor econômico, na maioria das vezes, se deu de forma muito rápida, com estratégias de competição variadas, nem sempre completas, e, por isso, muitas empresas têm revisado seu posicionamento. Sendo assim, o presente trabalho busca contribuir para um melhor entendimento das características de atuação neste setor, possibilitando inclusive que as empresas verifiquem as estratégias utilizadas e, conseqüentemente, avaliem sua competitividade. Palavras-chave: Baixa renda, construção habitacional, estratégia de competição, gestão.

ABNT:

SILVA, Fernanda B; KATO, Camila S; SOUZA, Ubiraci Espinelli Lemes de; MELHADO, Sílvio Burrattino; CARDOSO, Francisco Ferreira. Análise crítica sobre as estratégias de competição vigentes na construção habitacional voltada ao mercado de baixa renda. Anais.. Canela: ANTAC, 2010.