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Baixa Renda, Comunidade Urbana, Desigualdades Sociais, Movimentos Populares, Periferia, Pobreza Urbana, Posto De Saúde, Segregação Urbana, Várzea, Violência Urbana

Autor(a):

Vera, Mateus Alvim 

Orientador(a):

Scifoni, Simone

Ano de publicação:

2017

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Palavras-chave do autor:

mobilidade urbana; transporte público; urbanização; periferia

Resumo:

A reivindicação pelo acesso ao transporte público e por sua melhoria é pauta dos movimentos sociais nas cidades do Brasil, que se mostra como uma das frentes na luta pelo direito a cidade. Ao realizar o resgate histórico do caso paulistano, nota-se que o tema do transporte público está relacionado ao desenvolvimento da indústria e a moradia da classe operária, e com ela atrelada nos diferentes momentos históricos da cidade. Em contexto de produção capitalista do espaço urbano e do par centroperiferia, discute-se neste trabalho como o transporte público se dispõe na cidade e como é tomado enquanto elemento de valorização espacial. Para tanto, toma-se como objeto de estudo a construção do monotrilho da Linha 15 do Metrô, no bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo. Ao pensar a produção do urbano enquanto crítica, a pesquisa tem por fim compreender as contradições da produção do espaço que se manifestam no transporte público e na mobilidade urbana na cidade.