Dissertação (Mestrado)
Ação cultural: uma análise de experiência de implantação da coordenadoria de ação cultural na cidade de Piracicaba, estado de São Paulo, Brasil (1977-1989)
Autor(a):
Zanatta, Elaine Marques
Orientador(a):
Camargo, Nelly
Ano de publicação:
1996
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Assuntos:
política cultural; ação cultural
Resumo:
Neste trabalho buscou-se compreender de que maneira configurou-se, na prática, uma proposta de ação cultural. Analisou-se a experiência da coordenadoria de ação cultural de Piracicaba, no estado de São Paulo, durante sua implantação, no período compreendido entre 1977 e 1979, apresentando as idéias que nortearam sua criação, os primeiros projetos e as programações levadas a periferia e ao principal equipamento cultural da cidade, o teatro municipal. As necessidades objetivas dos órgãos de administração publica, aliada a sua posição de representante do poder político institucional, foram determinantes para justificar a distância entre a intenção e a prática nas atividades da coordenadoria de ação cultural. Apesar dos descompassos, a iniciativa do órgão foi inovadora pois buscou modificar as formas tradicionais das programações culturais ligadas as administrações municipais, objetivando uma maior conscientização dos indivíduos. No pensamento de Paulo Freire buscou-se conhecer os conceitos de uma prática educativa e política, fundamentada na conscientização e na transformação dos indivíduos e da comunidade, a partir de uma nova compreensão sobre as relações sociais e políticas que não a da submissão e do conformismo. Buscou-se ainda, no pensamento deste autor, observar como ele apresenta o profissional encarregado da condução da ação cultural: o trabalhador social.
ABNT:
ZANATTA, Elaine Marques; CAMARGO, Nelly. Ação cultural: uma análise de experiência de implantação da coordenadoria de ação cultural na cidade de Piracicaba, estado de São Paulo, Brasil (1977-1989). 1996.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.