Dissertação (Mestrado)
Abordagem sociolinguística de aspectos da produção textual de alunos de duas escolas públicas do primeiro grau da periferia de São Paulo
Autor(a):
Correa, Jael
Orientador(a):
Santos, Irenilde Pereira dos
Ano de publicação:
1995
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
linguística; sociolinguística; educação popular
Resumo:
O presente trabalho caracteriza-se por ser uma análise de produções textuais de alunos da quarta série do primeiro grau, com vistas a registrar os principais desvios ortográficos que acabam remetendo o indivíduo a um desprestigio lingüístico e, por conseguinte, a uma descriminação social. Os dados analisados foram obtidos mediante três estímulos que levaram nossos sujeitos a escreverem: textos com tema livre, um tema sugerido pela professora da turma e reprodução de textos trabalhados em sala. Realizamos dois tipos de fichamento, um que enfocou o conteúdo explorado pelos sujeitos, com vistas a verificar se os desvios ortográficos chegaram a comprometer a inteligibilidade do texto; e um segundo com vistas a fazer o levantamento da incidência e da natureza dos principais desvios ortográficos ocorrentes nas produções textuais dos sujeitos. Ao termino dos fichamentos, podemos constatar que dentre os desvios ortográficos verificados. Destacavam-se aqueles de natureza fonético-fonológica, sobrepondo-se, de forma significativa, aos morfossintáticos e semânticos. Essa observação levou-nos a crer que os estudos diferentes ao ensino de uma língua materna, devem, num primeiro momento, priorizar o saber que o indivíduo traz consigo ao iniciar a escolarização e, a partir daí, sistematizar conceitos sempre vinculados a sua realidade, que o levam a dominar a norma culta.
ABNT:
CORREA, Jael; SANTOS, Irenilde Pereira dos. Abordagem sociolinguística de aspectos da produção textual de alunos de duas escolas públicas do primeiro grau da periferia de Sao Paulo. 1995.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.