Cultura Popular, Samba

Madeira, Romilson de Castro

Ferreira, Maria Nazareth

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

carnaval; escolas de samba; cultura popular

A análise da resistência cultural presente numa festa popular de grande tradição nas culturas subalternas, como o carnaval, e suas relações com segmentos diversos da sociedade, são os pontos centrais desta pesquisa trabalho. Especificamente busca-se identificar, nas Escolas de Samba de Ribeirão Preto-SP, elementos de resistência verificados nas relações desenvolvidas pelos integrantes das agremiações carnavalescas, no seu cotidiano, com suas comunidades e outros atores sociais. De forma mais abrangente as influências da cultura afro-brasileira - em tal realidade - são também analisadas. Este fato coloca à pesquisa, um referencial étnico imprescindível para o entendimento do fenômeno cultural em questão.

MADEIRA, Romilson de Castro; FERREIRA, Maria Nazareth. A resistência cultural nas escolas de samba de Ribeirão Preto-SP. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.