Dissertação (Mestrado)
A questão da gambiarra: formas alternativas de desenvolver artefatos e suas relações com o design de produtos
Autor(a):
Boufleur, Rodrigo Naumann
Orientador(a):
Santos, Maria Cecília Loschiavo dos
Ano de publicação:
2006
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Assuntos:
desenho industrial; cultura material; desenho industrial (teoria); desenvolvimento sustentável; bricolage
Palavras-chave do autor:
cultura material - Brasil;teoria do design;desenho industrial: pós-uso;bricolagem: improvisação;desenvolvimento sustentável: lixo-rico: necessidades especiais;jeitinho brasileiro;
Resumo:
Este estudo propõe a análise de paradigmas que se contextualizam a partir dos limites dos conceitos tradicionais de design industrial. O objetivo é situar formas alternativas de design, abrindo uma reflexão sobre seu significado e suas contribuições no que se refere a questões socioeconômicas e ambientais. O termo gambiarra - visto como uma técnica ou procedimento alternativo - é escolhido aqui para representar essas diversas práticas usadas para configurar artefatos improvisados, porém relacionando-as à realidade brasileira. Esta ideia, quando vinculada a conceitos e proposições no que concerne ao design, provoca uma série de reflexões e questionamentos em torno da constituição destes artefatos no universo da cultura material brasileira.
ABNT:
BOUFLEUR, Rodrigo Naumann; SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos. A questão da gambiarra: formas alternativas de desenvolver artefatos e suas relações com o design de produtos. 2006.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-24042007-150223/ >.