Favela, Perinstituto De Física [If]Eria

1987

Instituto de Psicologia [IP]

psicologia comunitária; psicologia ambiental

Executa um programa com o objetivo de desenvolver a competência da população de uma favela no que se refere ao tratamento dispensado aos resíduos sólidos, utilizando princípios de aprendizagem no sentido de aprimorar a qualidade ambiental e melhorar as condições de saúde da população. Investiga, também, a possibilidade de contribuição do psicólogo na solução de problemas comunitários. Desenvolve o projeto em uma favela situada na periferia de São Paulo, elaborando 2 estudos. No primeiro estudo, procura implantar um sistema de coleta domiciliar dos resíduos sólidos, visando levar a população a comportar-se de maneira a melhorar as condições ambientais existentes. No segundo estudo, procura responsabilizar os moradores pelos esforços realizados na eliminação dos resíduos e pela melhoria do saneamento, através da implantação da triagem domiciliar desses resíduos. Os resultados obtidos sugerem a eficácia do sistema implantado na consecução dos objetivos propostos, produzindo participação efetiva por parte de número significativo de habitantes, no que se refere ao esforço para a produção e manutenção da salubridade no local. Os dados revelam, também, a viabilidade de trabalhos desse gênero para os profissionais de psicologia, o que parece representar significativa ampliação da pratica psicológica para além dos limites convencionais.

ABREU, Jose Luiz Crivelatti de; MEJIAS, Nilce Pinheiro. A psicologia e a promoção do bem-estar humano: o controle dos resíduos sólidos. 1987.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.