Tese (Doutorado)
A produção habitacional solidária: o processo participativo na organização do espaço urbano e na produção da moradia através de procedimentos autogestionários
Autor(a):
Antunes, Maria Cristina Almeida
Orientador(a):
Ghoubar, Khaled
Ano de publicação:
2002
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Assuntos:
mutirão; participação comunitária; movimentos sociais urbanos
Resumo:
A presente pesquisa investiga a produção habitacional através de mutirões, tendo em vista a análise de diversos aspectos pertinentes a esse processo, normalmente avaliados como avanços e conquistas técnicas e sociais viabilizados pela atividade participativa. O objetivo primordial desta pesquisa é analisar os procedimentos e aferir alguns resultados práticos, efeitos paralelos e conseqüências concretas do trabalho participativo viabilizado pelos Mutirões Habitacionais, determinando a real dimensão de seus méritos, e identificando os mitos associados a essa atividade. Entre os objetivos básicos deste projeto está a identificação das reais possibilidades de participação viabilizadas pelo trabalho mutirante em meio às populações de baixa renda, permitindo considerações sobre diversos aspectos relevantes: forma de participação dos profissionais envolvidos, tipologia habitacional, procedimentos de canteiro, formas de financiamento e de remuneração; e na área da organização social, promoção profissional, conscientização comunitária, exercício da cidadania, desenvolvimento de identidade político-cultural, educação coletiva. Um dos instrumentos básicos para a implementação deste trabalho é a reflexão sobre os resultados desta forma de atuação como processo transformador e educativo: o efeito da atividade participativa na promoção das populações envolvidas, e seu impacto na sensibilização da consciência da cidadania individual e coletiva.
ABNT:
ANTUNES, Maria Cristina Almeida; GHOUBAR, Khaled. A produção habitacional solidária: o processo participativo na organização do espaço urbano e na produção da moradia através de procedimentos autogestionários. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.