ACESSAR O MATERIAL TAGS

Baixa Renda, Projeto Social

Autor(a):

Hikiji, Rose Satiko Gitirana

Orientador(a):

Caiuby Novaes, Sylvia

Ano de publicação:

2004

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

antropologia visual; antropologia cultural e social; música (estudo e ensino); projeto educacional

Resumo:

A pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos. Uma discussão sobre as interseções entre música e antropologia introduz a tese. A relação entre prática musical e intervenção social é tematizada no segundo capítulo. Uma reflexão sobre a especificidade do aprendizado musical tem lugar no capítulo três. A performance como espaço de manipulação de identidades e de transformação é abordada no quarto capítulo. O último capítulo discute a passagem entre "matar o tempo" - principal justificativa para o ingresso em projetos como o Guri - e vivê-lo intensamente, a partir da análise da temporalidade dos sujeitos pesquisados, do tempo musical e da relação entre estes. Dois vídeos - Prelúdio e Microfone, senhora -- integram a tese. São etnografias audiovisuais, que, por seu potencial polifônico, polissêmico e interpretativo, dialogam com o texto, fornecendo ao leitor/expectador outras possibilidades de leitura, fruição e crítica do conteúdo por mim investigado.

ABNT:

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana; CAIUBY NOVAES, Sylvia. A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.