Dissertação (Mestrado)
A micromobilidade como componente de qualificação urbana: articulação entre diferentes escalas de mobilidade no Jardim Angela
Autor(a):
Bianchi, Camille Margaux
Orientador(a):
Grostein, Marta Dora
Ano de publicação:
2017
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Assuntos:
mobilidade urbana; planejamento de transportes; periferia; planejamento territorial urbano
Palavras-chave do autor:
mobilidade urbana
Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto o estudo da dinâmica interna dos territórios periféricos pela análise da micromobilidade relacionada à implantação de infraestrutura de transporte de âmbito regional. O trabalho pretende demonstrar as qualidades das redes e malhas de micromobilidade como fonte informativa das dinâmicas socioespaciais contidas no território informal e como componente de qualificação urbana, trazendo para o projeto metropolitano dados cruciais sobre o seu funcionamento interno e as potencialidades de articulação com as escalas de mobilidade maiores. Ao considerar a malha de mobilidade como rede espacial, com densidade própria e capacidade de impregnação no território, nos interessa vislumbrá-la como ferramenta física de composição urbana, capaz tanto de dar acesso e de gerar polaridade, de construir as redes de proximidade, e de fomentar o sentimento de identidade pelos seus usuários. A pesquisa aborda aspectos contemporâneos das transformações na periferia metropolitana no contexto do distrito do Jardim Ângela em São Paulo ao identificar as especificidades próprias deste local em diferentes escalas.
ABNT:
BIANCHI, Camille Margaux; GROSTEIN, Marta Dora. A micromobilidade como componente de qualificação urbana: articulação entre diferentes escalas de mobilidade no Jardim Angela. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-11012018-121733/ >.