Perinstituto De Física [If]Eria

Bianchi, Camille Margaux

Grostein, Marta Dora

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]

mobilidade urbana; planejamento de transportes; periferia; planejamento territorial urbano

mobilidade urbana

Esta pesquisa tem como objeto o estudo da dinâmica interna dos territórios periféricos pela análise da micromobilidade relacionada à implantação de infraestrutura de transporte de âmbito regional. O trabalho pretende demonstrar as qualidades das redes e malhas de micromobilidade como fonte informativa das dinâmicas socioespaciais contidas no território informal e como componente de qualificação urbana, trazendo para o projeto metropolitano dados cruciais sobre o seu funcionamento interno e as potencialidades de articulação com as escalas de mobilidade maiores. Ao considerar a malha de mobilidade como rede espacial, com densidade própria e capacidade de impregnação no território, nos interessa vislumbrá-la como ferramenta física de composição urbana, capaz tanto de dar acesso e de gerar polaridade, de construir as redes de proximidade, e de fomentar o sentimento de identidade pelos seus usuários. A pesquisa aborda aspectos contemporâneos das transformações na periferia metropolitana no contexto do distrito do Jardim Ângela em São Paulo ao identificar as especificidades próprias deste local em diferentes escalas.

BIANCHI, Camille Margaux; GROSTEIN, Marta Dora. A micromobilidade como componente de qualificação urbana: articulação entre diferentes escalas de mobilidade no Jardim Angela. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-11012018-121733/ >.