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Periferia

Autor(a):

Silva, Marco Antonio Morgado da;Araújo, Ulisses Ferreira de

Autor(a) USP:

Araújo, Ulisses Ferreira de

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Assuntos:

educação moral; valores

Palavras-chave do autor:

educação moral; valores morais; metodologia da problematização

Resumo:

A intenção deste artigo é explorar as contribuições que a Metodologia da Problematização pode aportar para a Educação Moral. Para tanto, delineamos as bases conceituais e diretrizes metodológicas da Educação Moral e preconizamos a Metodologia da Problematização como uma estratégia capaz de colocá-las em prática. Esta relação é exemplificada por meio do relato de uma pesquisa de intervenção que desenvolvemos com estudantes do 6º ano de uma escola pública, localizada na periferia da cidade de São Paulo (Brasil). Em linhas gerais, os dados sugerem que uma prática pedagógica em que os educandos problematizam e intervém sobre conflitos sociomorais reais constitui uma estratégia relevante para a construção de valores e da cidadania.

ABNT:

SILVA, Marco Antonio Morgado da; ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. A metodologia da problematização como estratégia para a educação moral. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 5, n. ja/ju 2016, p. 25-41, 2016. Disponível em: < http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/1028/647>.