ACESSAR O MATERIAL TAGS

Periferia

Autor(a):

Grando, C.;Pastor, C. G.;Martone, G. B.;Brancalion, E. B. S.;Costa, Eneida Elisa Mello

Autor(a) USP:

Costa, Eneida Elisa Mello

Ano de publicação:

2005

Unidade USP:

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz [ESALQ]

Nome do evento:

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo

Assuntos:

ensino e aprendizagem; interação professor aluno

Resumo:

O objetivo deste trabalho foi analisar a relação professor-aluno numa escola pública de periferia e avaliar os seus efeitos no processo ensino-aprendizagem, através de pesquisa qualitativa, estudo de caso Foi elaborado um questionário composto por três questões orais e treze questões escritas. Participaram professores do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Helio Nehring, em Piracicaba, SP. A análise e a interpretação dos dados realizaram-se por processo indutivo. Segundo os professores, o educador tornou-se aquele que cobre as lacunas sociais nos bairros de periferia e as exigências emocionais da fase em que se encontram os estudantes. A escola deixou de ser procurada pelos jovens de periferia enquanto instituição de ensino. O convívio social na escola é o fator que mais estimula os jovens a frequentá-la, seguido da necessidade de diploma de Ensino Médio para o ingresso no mercado de trabalho. Os docentes procuram ajustar os conteúdos à realidade dos alunos, mas nem sempre é possível. A prova é o principal método de avaliação da aprendizagem. O baixo desempenho escolar é atribuído às dificuldades socioeconômicas dos jovens de periferia. A superlotação das salas e a falta de suporte do Estado dificultam os docentes em trabalhar as diferenças individuais dos alunos em sala de aula. A situação socioeconômica dos bairros periféricos afeta a relação professor-aluno, prejudicando o processo ensino-aprendizagem.

ABNT:

GRANDO, C.; PASTOR, C. G.; MARTONE, G. B.; BRANCALION, E. B. S.; COSTA, Eneida Elisa Mello. A Interação Professor-Aluno em Escolas Públicas de Periferia e o Processo Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso. Anais.. São Paulo: USP, 2005.